quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SOPA - censura da internet para o Brasil e para o mundo

Ok, psicólogos, a grande maioria de vocês nem sabe o que é SOPA (Stop Online Piracy Act). Esse projeto de lei americanos estenderia a censura do governo americano sob os sites de buscas, em um esforço para combater a pirataria online.

O que temos a ver com isso? Caso esse projeto seja aprovado a internet que cohecemos hoje irá acabar. o SOPA permiti censura de sites de buscadores, dignos de uma ditadura! Queremos liberdade de conhecimento e não um retrocesso depois de tantas conquistas! Precisamos fcar antenados com o que acontece no mundo além dos consultórios, pois assuntos que nem sabemos que existem, podem nos afetar de forma bastatnte negativa!!

Se informa mais abaixo:

Site da Wikipedia  contra o SOPA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:SOPA



"O projeto deverá ser debatido na Câmara dos Deputados nos EUA, no próximo dia 24 de Janeiro e afeta diretamente a liberdade na internet e os direitos de propriedade intelectual. O Departamento de Justiça dos EUA, por exemplo, poderia emitir mandados judiciais para obrigar os motores de busca e outros sites a bloquear nomes de domínio ou resultados de pesquisa.


Além do site ficar indisponível, o projeto de lei ainda prevê diversos dispositivos para afetar economicamente o proprietário do site. Por exemplo, as transações feitas por serviços que facilitam esse tipo de negócio, como acontece com o PayPal, poderiam ser bloqueadas sob ordens da justiça. Da mesma forma, ficaria a cargo do judiciário americano determinar que uma rede de anúncios (AdSense, para fins de exemplificação) interrompa todos os futuros pagamentos para o proprietário do site em questão. Buscadores seriam obrigados a remover links para sites julgados de acordo com o que determina o projeto de lei. Uma série de imposições abrangentes e perigosas.
Entre os opositores da SOPA existe a crença de que há meios legais de evitar que a pirataria continue a se propagar no meio digital. Mais proeminente deles, a Digital Millenium Copyright Act (DMCA; o “Act” quer dizer “lei” quando presente nesse tipo de nome) dá ferramentas para que uma empresa envie notificação extra-judicial a um site ou provedor de serviços de publicação de conteúdo solicitando que determinado conteúdo saia do ar. Mostrando provas inequívocas de que se trata de violação de copyright, a empresa que hospeda o conteúdo tem que cumprir a solicitação." (Veja mais discussões sobre o SOPA aqui)

Oremos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário