segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Livro "De vítima a sobrevivente: um guia para identificar e tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático"

Um em cada 10 homens desenvolve sintomas de estresse pós-traumático ao longo da vida segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde. Entre as mulheres esta estatística é de 1,8. O distúrbio tem chamado a atenção de especialistas como o psiquiatra Eduardo Ferreira-Santos, da Universidade de São Paulo (USP), e a jornalista e psicóloga clínica Marisa Fortes, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), autores do recém-lançado "De vítima a sobrevivente: um guia para identificar e tratar o transtorno de estresse pós-traumático", pela Casa do Psicólogo.

Diante do crescimento assustador da violência, estima-se que todas as pessoas passem por algum incidente traumático no decorrer da vida e que 25% delas possam desenvolver o TEPT. Trata-se de um distúrbio de ansiedade que reúne vários sintomas físicos e psíquicos como resultado de ter sido vítima de atos violentos ou situações traumáticas, e a recordação do episódio desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais, trazendo mudanças significativas na vida de pessoas que tiveram estas experiências dolorosas.

Os autores acreditam que todo ser humano guarda em si a capacidade de superar qualquer problema e este livro propõe uma direção para aqueles que possam ter passado por um trauma e precisam de ajuda para transformar esta lembrança em força motriz para a evolução pessoal.


De vítima a sobrevivente: um guia para identificar e tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
Autores: Eduardo Ferreira-Santos e Marisa Fortes.
Editora: Casa do Psicólogo, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário