quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O estupro no Big Brother - a culpa é de quem?

Assistindo ou não o Big Brother Brasil, querendo ou não saver o que acontece lá, não podemos deixar de ouvir sobre o suposto estupro que ocorreu domingo passado, afinal as redes sociais estavam abarrotadas de opiniões, julgamentos e revoltas de pessoas que queriam queimar o cara (não sei o nome) vivo, outros que repudiavam a atidude da mulher por ter bebido e permito o acontecimento do ato e de outros que xingavam a direção do programa pela sua atitude apática diante da situação. Independente do que aconteceu ou não nesse programa, o que me chamou mais a a atenção foram os comentários que vi e ouvi por ai. Me fizeram relembrar algumas mulheres que atendi ou tive a oportunidade de conhecer que tinham sofrido algum tipo de violência sexual e que carregavam a culpa de estar com uma saia curta, estar voltando do trabalho à noite sozinha, de ter bebido numa festa, entre outras situações. Infelizmente, a maioria das mulheres que sofrem algum abuso ainda se sentem culpadas pelo que aconteceu.

Racionalmente sabem que a verdadeira culpa é do agressor, mas dentro delas existe a culpa por"ter provocado a situação". Isso também me lembra as mulheres que são estupradas na África. Quando li o livro "Infiel" escrito por Ayaan Hirsi Ali, mulher africana que conta sua infância onde passa pela excisão do clitóris, em uma operação bárbara, realizada sem anestesia, e é espancada até ter a cabeça fraturada por um professor da escola islâmica. Neste livro, ela conta como as mulheres que são estupradas são estigmatizadas e são culpadas pelos atos, afinal elas estavam no lugar errado e na hora errada, o agressor apenas se aproveitou da situação que a mulher criou.



Esse pensamento é tão absurdo e medieval que nos faz pensar que não existe mais aqui entre nós, pessoas bem esclarecidas em países desenvolvidos, bem diferente do continente africano. Mas, é exatamente o que ocorre de forma velada e reforçada pelas próprias mulheres. "A culpa foi minha por ter saído de casa arrumada, de saia curta."" A culpa foi minha por achar que o cara era uma boa pessoa""A culpa foi minha por voltar às 21:00 sozinha do trabalho para casa""Se eu fosse feia, isso não teria acontecido comigo" Infelizmente, essas indagações são reais. E o agressor? Qual a culpa dele? Ele é homem, seguiu seus extintos animais?! Que tipo de pensamento é esse? Quer dizer que as mulheres não podem mais existir, serem livres, porque o preço da liberdade é ser agredida sexualmente?

Muitas procuram terapia para se convecerem de a culpa dessa dor não é delas, e sim do agressor. Muitas se culpam por serem mulheres num país ainda machista. Muitas ainda sofrem com o preconceito de "terem provocado a situação". Quando, na verdade, o único culpado é o doente que comete esse crime.

É correto você encher a cara até perder a consciência da realidade? Provavelmente não. Mas, é correto alguém se aproveitar do outro por que este está num estado vulnerável e de inconsciência? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário