sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pacientes utilizam a arte para lidar com sofrimento psíquico

Olá querido(a)s leitore(a)s,
Lendo a  reportagem abaixo da revista mente e cérebro lembrei de que já havia visto alguns trabalhos que faziam uso da arte seja na forma de pinturas, esculturas, até mesmo em jornais  para ajudar pacientes com doenças mentais graves a exporem seus medos, angústias e alegrias. Lembro de um trabalho de arte realizado por autistas de uma inspiração estarrecedora! Alguns com altos graus de autismo, mas que pintavam e faziam peças com rolinhos de jornais de uma forma impecável. Acabei levando algumas das peças para minha casa.


A arte deixa que o ser humano fuja de suas amarras psíquicas e viaje dentro de sua mente, seja uma tempestade ou calmaria, isso é de extrema importância para dientes psiquiátricos graves, já que no mundo dito "normal', não consegue se expressar, o que gera uma frustração sem tamanho.



Aqui vai a notícia:

"Quem vê pessoas diagnosticadas com problemas mentais pintando, moldando argila ou empenhadas em alguma atividade de grupo na Casa das Palmeiras, no Rio de Janeiro, dificilmente consegue acreditar que, se fosse há 50 anos, elas provavelmente estariam internadas em um hospital psiquiátrico. Definida como um “pequeno território livre” por sua criadora, a psiquiatra Nise da Silveira, a instituição localizada no bairro de Botafogo, que completou 55 anos em dezembro, foi o primeiro modelo do que hoje conhecemos como Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Os clientes, como Nise chamava os pacientes, são incentivados a usar a arte para manter seu contato com a realidade e buscar formas de trabalhar seu sofrimento psíquico. As obras são assinadas e arquivadas para ser estudadas. Várias delas, como a pintura acima, são postadas semanalmente no blog da Casa das Palmeiras. A página traz também textos de Nise – como trechos do livro Cartas a Spinoza (Moderna, 1995) –, fotografias das atividades realizadas no centro psiquiátrico e notícias sobre saúde mental: http://casadaspalmeiras. blogspot.com
"
*Dicas da Revista Mente e Cérebro (link)



Adorei a iniciativa da Casa das Palmeiras, inclusive por estudar e dar o devido valor das obras de cada pacientes, não é uma simples atividade sem sentido, como ocorre na maioria das vezes, e sim um caminho para uma vida menos angustiante e mais livre.
Visitei o blog e achei bastante inspirador para que pretende trabalhar com clientes psiquiátricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário