sábado, 14 de janeiro de 2012

Psicólogo e receita de bolo

Essas "receitas de bolo" que vemos na internet e nos programas de televisão sempre me incomodaram.

Vejo esses vídeos e fico pensando se esse seria o real papel de um psicólogo para com a sociedade.

Penso que essas "receitas" podem até ajudar temporariamente alguém, tem uma forma mais acessível ao público leigo, que busca uma resolução fácil e rápida para seus problemas, mas será que o psicólogo realmente deve se expor dessa forma? Será que isso é benéfico ou prejudica nossa profissão?

Quando vejo esses vídeos e programas me parecem mais conselhos que um melhor amigo ou sua mãe poderia dar, não parece palavras de alguém que passou 5 anos numa faculdade estudando técnicas e teorias e depois ainda buscou pós graduações para aperfeiçoar seu conhecimento. Classificaria mais como auto ajuda, que é baseada na arte de vender resoluções simples para qualquer tipo de problema, seja financeiro, amoroso, etc. Claro que o psicólogo pode divulgar seu trabalho por esses meios de comunicação, mas com embasamento teórico, mostrando a sua técnica e se desfazendo de receitas de bolo.


Algumas pessoas defendem essas ações dizendo que é uma forma da Psicologia se aproximar do grande público, mas penso que seria a mesma coisa de um médico dar receitas de remédios sem ver o paciente em vídeos ou um arquiteto fazer o projeto da sua casa pela TV, sem nunca ter te conhecido. Passa a impressão de que a Psicologia é algo simples e que se você não resolve seus problemas de forma tão fácil, você tem graves questões. Talvez isso seja fruto da nossa sociedade cada vez mais imediatista, na busca da eterna felicidade.

Mas, o que me preocupa mais são os psicólogos que aceitam esses papéis de conselheiros de auto ajuda, reforçando o preconceito de que o psicólogo faz a mesma coisa que seu melhor amigo ou sua mãe.




2 comentários:

  1. O comportamento, não só humano, é muito complexoo. Portanto, não da pra sair por aí dando receitas "dicacas" de como lidar com as diferenças, com as desordens emocionais,com os transtorno/disturbios como se fosse receitas de bolo. Cuidado colegas aparecer na mídia pode ser bom ou pode ser um desástra pra carreira profissional e pessoal, principalmente quando você nem sabe passar a receita do bolo.

    ResponderExcluir
  2. É exatamente isso que criticamos. Esse tipo de atividde acaba reforçando o esteriótipo de que psicólogia é simples e fácil, que não há por trás dela grandes estudos e trabalhos para apromorarmos nosso trabalho. Infelizmente, (alguns) os próprios psicólogos favorecem esse mau olhar da Psicologia.

    ResponderExcluir